8 Melhores Vegetais Baixo Carboidrato (Low Carb)

8 Melhores Vegetais Baixo Carboidrato (Low Carb)

A cada dia que se passa, nossa atenção está sendo mais direcionada a nossa saúde e bem estar.

O mundo todo está sofrendo com uma imensa onda de sobrepeso e doenças que podem ser evitadas simplesmente com uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes, e evitando alimentos que nos façam mal a saúde.

Consumimos produtos industrializados e cheios de substâncias em uma rotina diária, e que muitas vezes nem sabíamos que faria qualquer mal a nossa saúde.

Graças a isso, a obesidade tem aumentado gradativamente, e, em uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, 48,5% da população brasileira estava acima do peso, e esse é um dado alarmante.

Então, se você quer ter mais qualidade de vida e uma saúde melhor, precisa conhecer a dieta low carb. Em tradução livre, o termo quer dizer baixo carboidrato, porém, não só se limitando ao emagrecimento. O objetivo principal é a melhora da qualidade de vida de quem faz essa dieta. Listamos aqui alguns vegetais com baixas quantidades de carboidrato, agora, é só escolher qual mais te agrada e colocar no prato hoje mesmo. Vamos lá?

O que é carboidrato?

Os carboidratos eram vistos como uma rica fonte de energia até pouco tempo. Atualmente, cada vez mais pesquisas indicam que quantidades mínimas de carboidrato são ideais em uma dieta, pois o consumo excessivo deles é a forma mais rápida de se adquirir sobrepeso, e causar diversos problemas a sua saúde.

São três as classificações do carboidrato. O monossacarídeo é o primeiro deles e refere-se a açúcares simples e é solúvel em água e contém frutose e sacarose. Alguns dos vegetais contam com esse tipo de carboidrato. A batata é um exemplo disso.

Os dissacarídeos são representados pela lactose, e são a junção de dois monossacarídeos.

E, por último, está o polissacarídeo, que conta com a presença de mais de dois monossacarídeos, entre seus representantes, está o amido e a queratina.

É fundamental que haja muito equilíbrio na alimentação, o carboidrato pode ser responsável por aumento de peso, pois quando é consumido em grandes quantidades, a insulina transforma toda a glicose em excesso em gordura ruim que se aloja por todo seu corpo, mas principalmente nas regiões da barrigas e coxas.

Agora, prepare a lista de supermercado e não se esqueça de incluir esses vegetais:

1 – Brócolis

Tem como não se encantar por essa comida tão rica e saudável? Essa pequena árvore traz muitos benefícios e nutrientes em sua composição e é rica em vitaminas C e K.

O brócolis é um forte aliado de pessoas que sofrem com a diabetes tipo II, pois sua composição auxilia no tratamento de resistência à insulina. E a boa notícia é que o brócolis tem pequenas quantidades de carboidrato, uma porção tem cerca de 5 gramas da substancia.

Além de tudo isso, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos apontou que o brócolis ajuda a prevenir doenças como o câncer de próstata.

2 –  Espinafre

A Universidade de Rutgersey que fica em Nova Jersey, Estados Unidos, concluiu em uma pesquisa que o espinafre pode ajudar sim na formação e definição de músculos, porém é necessário consumir o vegetal em grandes quantidades.

A folha é rica em vitamina K, e seu consumo pode ser cru ou cozido, suas fibras estarão sempre preservadas. Outra vantagem do espinafre é que ele produz uma sensação de saciedade, o que ajuda na hora de perder uns quilinhos.

3 – Alface

É sem dúvidas uma das folhas mais consumidas no prato dos brasileiros. É de fácil cultivo e pode ser encontrada em qualquer estabelecimento comercial, além de possuir um sabor agradável e sutil que completa qualquer refeição.

O alface é rico em fibras e nas vitaminas A, C e K e B9, como possui variedade de tipos prefira sempre as folhas mais escuras, pois tem maior concentração de nutrientes.

Em pesquisas realizadas pela Embrapa, os resultados mostraram que alfaces que sofreram modificações para ficarem fortificadas, podem trazer benefícios até mesmo na luta contra a depressão.

8 Melhores Vegetais Baixo Carboidrato

4 – Couve-flor

Parente próximo do brócolis, a couve-flor também pode ser inserida na dieta low carb.

A couve-flor pode ser utilizada na substituição de carboidratos que comemos todos os dias, arroz, ou batata. O chamado “arroz de couve-flor” é muito saboroso e pode ser consumido sem culpa durante suas refeições.

Rica em vitaminas C e K, é também uma rica fonte de fibras.

5 – Alho

O alho tem cerca de 1 grama de carboidrato a cada dente, e, portanto, está liberado para o consumo de quem está na dieta low carb.

Além de ser um excelente tempero, o alho já é um velho conhecido dos brasileiros por auxiliar na restauração do sistema imunológico, e combate a doenças respiratórias. Além disso, o alho também é um excelente vegetal para o tratamento de problemas cardíacos, pois auxilia na diminuição da pressão sanguínea.

6 – Pepino

Uma excelente pedida para o verão é o pepino, pois é um alimento leve e bastante refrescante, além de diurético, já que possui grandes porcentagens de água em sua composição.

Uma pesquisa divulgada no Journal of Nutrition, mostra que mulheres que ingerem o pepino regularmente, tiveram redução nas chances de ter câncer de ovários.

7 – Berinjela

A berinjela já é uma famosa aliada ao combate do colesterol ruim, entretanto, poucas pessoas sabem que é também possui poucas quantias de carboidrato em sua composição.

O suco de berinjela pode reduzir muito a presença do colesterol ruim. Um estudo feito pela Universidade Campinas mostra que o suco reduziu em 30% o colesterol em coelhos.

Ela ainda é fonte de fibras e antioxidantes, que é responsável pela sua pigmentação meio roxeada.

8 – Cebola

São raras as pessoas que não gostam de saborear uma refeição temperada com cebola, seja em algo cozido ou em saladas, a cebola sempre dá um toque especial.

Ela possui fibras e pode ser uma aliada ao combate de colesterol ruim, sobretudo em mulheres que sofram de ovários policísticos.

Em Milão, uma pesquisa guiada pelo Instituto Richerche Farmcologiche Mario Negri mostrou que a cebola é uma aliada à prevenção de câncer também.

Já podemos ver que não é tão difícil assim mudar seus hábitos alimentares e incluir estes alimentos saudáveis e low carb na sua dieta, não é mesmo? Comece agora e veja os resultados na sua saúde e no seu corpo!

Recomendados para você