Porque a dieta de baixo carboidrato funciona? O mecanismo explicado

Porque a dieta de baixo carboidrato funciona? O mecanismo explicado

Aqui esta um presente para você – acesse a comunidade exclusiva para receber 1 Idéia Surpreendente para Perder Peso e Ter Energia toda semana por email….

Você já ouviu falar na dieta low carb? Também chamada de dieta de baixo carboidrato, ou simplesmente dieta de baixo carbo, é um método de emagrecimento que apresenta bons resultados que já foram comprovados em mais de vinte estudos científicos.

Basicamente, a dieta de baixo carboidrato causa a perda de peso até três vezes mais do que outras dietas de baixo teor de gordura que já estamos acostumados.

Além do emagrecimento mais eficaz, também foram analisados os possíveis riscos à saúde do corpo humano. A boa notícia é que nenhuma consequência foi apresentada durante as fases de análises.

Pelo contrário, o baixo nível de carboidrato no organismo favoreceu a redução de triglicerídeos e o aumento do HDL (colesterol bom) no organismo. A pressão arterial e as taxas de açúcar no sangue também são reduzidas significativamente com essa dieta, pois o principal fator para essas situações ocorrerem se derivam do consumo de carboidrato específico.

Mas, será que tudo isso é mesmo verdade? Acompanhe esse artigo até o final e entenda o que de fato acontece com alguém que se dispõe a adotar esse tipo de dieta.

Como a dieta de baixo carboidrato age no corpo humano?

A baixa ingestão de carboidratos faz com que uma grande quantidade de gordura, proveniente da região da barriga e fígado, seja perdida. Se continuasse instalada no corpo humano, essa mesma gordura poderia se acumular em torno dos órgãos, resultando em inflamações e outras doenças sérias.

Uma das principais justificativas que comprovam a eficácia dessa dieta está relacionada à insulina. De maneira geral, reduzir a ingestão de carboidratos resulta na redução dos níveis de insulina no organismo. (https://www.dietdoctor.com/yes-a-low-carb-diet-greatly-lowers-your-insulin)

Uma vez que essa substância é responsável por manter a gordura dentro do tecido adiposo, reduzir a insulina irá aumentar a queima e a liberação da gordura pelo corpo. Alguns estudiosos observaram que a dieta é ainda mais eficaz em pessoas com disfunções metabólicas e/ou diabetes tipo 2.

Por que a low carb funciona?

O debate de qual a efetividade de dietas de baixo carboidrato comparadas as diversas outras presentes para nós atualmente vem ocorrendo bastante, as evidências que comprovam a efetividade das dietas de baixo carbo não são poucas. Estudos prospectivos e randomizados, os mais considerados por especialistas, já foram feitos para testar a efetividade da dieta de baixo carboidrato e todos obtiveram resultados extremamente positivos. (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022207)

A seguir, confira outras ações no corpo que favorecem o emagrecimento.

  1. Redução significativa de retenção de água no corpo

Os adeptos da dieta low carb tem a perder peso rapidamente logo nas primeiras semanas. Uma das justificativas para isso é a redução no peso que é retido junto ao excesso de líquidos presentes no corpo humano.

O mecanismo por trás desse processo age de maneira dupla. Sabe porquê? É simples. Quando as taxas de insulina são reduzidas, os rins passam a liberar o excesso de sódio encontrado no organismo, fato que também auxilia na redução da pressão arterial.

O segundo mecanismo atua a partir do glicogênio. Se você não tinha conhecimento disso, basta entender que o corpo armazena carboidratos na forma de glicogênio, que, por sua vez, retém a água nos músculos e no fígado.

Quando a ingestão de carboidratos é reduzida, os níveis de glicogênio caem e a água tende a seguir o mesmo caminho. Com os níveis de glicogênio são esgotados, a única alternativa do corpo humano é usar a gordura do tecido adiposo para produzir energia.

  1. A dieta de baixo carboidrato é rica em proteína

Na maioria dos estudos feitos, os cientistas compararam a dieta de baixo carboidrato e as dietas de baixa gordura, e comprovaram que a primeira é muito mais rica em proteínas.

Isso ocorre porque as pessoas passam a substituir alimentos ricos em carboidratos, como grãos, massas e açucares, por alimentos ricos em proteínas superiores, como carnes, peixes e ovos.

Aumentar a ingestão de proteínas garante muitos benefícios para o corpo. Alguns deles são:

  • Aumentam a sensação de saciedade e reduzem o apetite;
  • Ajudam no desempenho do metabolismo;
  • Contribuem para a formação da massa muscular;
  • Melhoram o funcionamento do sistema imunológico;
  • Evitam alterações hormonais.

Para muitos especialistas em nutrição, o alto teor de proteína, e a redução da insulina, são os responsáveis pelos bons resultados da dieta de baixo carboidrato.

dieta-de-baixo-carboidrato

  1. Dietas low carb favorecem o metabolismo

Pelos fatores explicados até aqui, você já deve ter notado que a dieta de baixo carboidratos favorece o melhor funcionamento do metabolismo. Além do aumento de proteína, que aumenta naturalmente as funções metabólicos do corpo, outras pesquisas apoiam esse benefício.

Em 2012 foi realizado um estudo que descobriu que uma dieta muito baixa em carboidratos aumenta muito mais o gasto energético do que as outras dietas de baixa gordura convencionais. Essa diferença é de mais de 250 calorias, o que equivale a uma hora de exercício de intensidade moderada por dia!

  1. Dietas de baixo carboidrato eliminam os alimentos que mais engordam

Se esse tipo de dieta elimina os carboidratos, automaticamente alguns dos alimentos mais calóricos do mundo também estarão extintos do seu cardápio. Açucares, refrigerantes, sucos de frutas industrializados, pizzas, pães brancos, batatas fritas e doces fazem parte do grupo de alimentos excluídos.

Com essas restrições, obviamente a dieta de baixo carboidrato também se torna menos variada do que as demais. Afinal, o açúcar e outros carboidratos estão presentes em quase todos os alimentos processados. Todos sabemos que, quanto mais opções de alimentos temos, maior é a nossa ingestão calórica.

Nesse contexto, reduzir a variedade de alimentos e “gordices” irá contribuir diretamente para a redução das calorias presentes no organismo.

  1. Ajudam a emagrecer rapidamente

Uma dieta pobre em carboidratos pode resultar na perda de até 5kg em uma semana e, por esse motivo, a perda de peso costuma se dar de forma muito rápida. Mas, apesar da efetividade a curto prazo, os resultados a longo prazo costumam ser mais difíceis.

Isso acontece porque grande parte das pessoas simplesmente abandonam a dieta low carb quando conseguem emagrecer e simplesmente voltam com sua dieta normal. O resultado desse tipo de atitude é a ganha de peso igualmente rápido.

Depois de toda essa explicação, uma coisa não se pode negar. A dieta low carb funciona, mas os resultados positivos duradouros só irão depender de você. Tenha disciplina e controle-se!

Se gostou do texto, compartilhe com seus amigos e comente o texto abaixo.

Precisa de Mais Idéias Para Emagrecer?

Recomendados para você