Suco de Caixinha é Tão Ruim Quanto Refrigerante?

Suco de Caixinha é Tão Ruim Quanto Refrigerante?

Não são poucas as pessoas que, na hora do almoço, trocam o refrigerante por uma caixinha de um suco, normalmente de sabores comuns como laranja ou uva.

Quando não isso, são pessoas trocando o refrigerante de 2 litros em casa nos fins de semana por uma caixa de suco de 1 litro, ou nos lanches e intervalos, que pequenas caixinhas lotam o recinto.

Muitas pessoas têm a impressão que o famoso suco de caixinha é mais saudável. Essa ideia se origina simplesmente do fato de ter “fruta” no suco de caixinha, ou “ser composto de fruta” e não de elementos artificiais como os refrigerantes são.

Porém, poucas pessoas realmente param para ler a composição do suco de caixinha, ou pelo menos a tabela nutricional para conferir o quantos nutrientes estão sendo consumidos.

Quando tiver tempo ou disponibilidade, pegue um desses famosos sucos de caixinha, vire a embalagem e veja a composição. Veja quantos produtos químicos estão lá no meio, e tente encontrar o nome da fruta que diz estar no suco. Existe muito mais do que simplesmente o suco daquela fruta na caixinha.

Porém, esse não é o problema principal. Vá agora para a tabela nutricional, e veja a quantia imensa de açúcar e carboidratos que você irá encontrar. Existem suas exceções, mas grande parte desses sucos de caixinha possuem absurdos valores de açúcares e calorias em sua composição.

Costumam possuir quantidades semelhantes ou até mesmo maiores de açúcar do que você encontra em bebidas açucaradas, como por exemplo os mais populares refrigerantes.

Você pode agora estar pensando “mas ainda contém os benefícios da fruta, certo? ” Bom, sim, o suco ainda terá uma certa quantia de antioxidantes e suas vitaminas ainda serão presentes.

Porém a quantidade de benefícios nunca irá compensar a quantia de açúcar que você está consumindo por copo ou caixa desse suco, fora os demais produtos químicos que estão junto ao suco para o deixar com sabor, consistência, cor e aparência de um suco natural.

A indústria esconde o açúcar

Infelizmente, as indústrias produtoras dessas bebidas, assim como dos alimentos, não são exatamente honestas quando se trata de suas propagandas de alimentação saudável. O suco que você encontra no supermercado pode não ser exatamente o que você pensa, mesmo que ele tenha “100% suco da fruta” ou afins na sua embalagem, ou que anuncie ser um alimento extremamente saudável.

Durante a produção do suco, a fruta tem seus líquidos extraídos e armazenados em um tanque a vácuo, por onde ficam por até mesmo um ano antes de serem embalados para viagem.

O maior problema desse método é que, durante esse período de um ano, o suco irá perder grande parte do seu sabor. Isso exige que os produtores adicionem ao suco diversos produtos químicos e essência, para compensar a perda tanto do aroma quanto do sabor dos sucos.

Então, mesmo os mais caros sucos, das melhores produtoras da indústria, provavelmente terão em sua composição diversos produtos químicos com diferentes funções. Coloração, conserva, preservação do aroma, preservação do sabor e até mesmo da textura.

Os sucos de pior qualidade mal conseguem realmente te permitir lembrar o sabor da fruta. Muitas vezes ele simplesmente tem um leve sabor da fruta, numa espécie de água aromatizada extremamente açucarada.

A composição dos sucos de caixinha

O suco de frutas não possui muitos dos nutrientes que tornam a fruta em si um alimento saudável.

Temos, por exemplo, o suco de laranja que contém boas quantias de vitamina C e é uma boa fonte de potássio, vitamina B1 e folacina. Além disso, o suco também possui antioxidantes, ótimos para melhorar os níveis de nutrientes no sangue.

Mas se contar a ingestão de calorias junto ao valor nutricional, o suco de laranja é pobre no quesito nutricional, comparado a uma laranja inteira, e até comparado a alguns vegetais. O problema principal pode ser resumido em dois fatores. O suco de laranja não contém fibras, e é rico demais em açúcar.

Suco de Caixinha é Tão Ruim Quanto Refrigerante

Vamos ter uma leve comparação, entre 350 ml de um refrigerante comum e 350 ml de suco de maçã, um dos mais consumidos popularmente. 350 ml é o tamanho de uma lata comum. Vamos a comparação:

Em 350 ml do refrigerante, temos 140 calorias, sendo disso um total de 40 gramas de açúcar, sendo cerca de 10 colheres de chá de açúcar.

Já em 350 ml de suco, temos ao todo 165 calorias, sendo disso o total 39 gramas de açúcar, sendo cerca de 9.8 colheres de chá de açúcar.

Ou seja, sucos de caixinha costumam ter uma diferença ínfima, que para o organismo de uma pessoa é mal contado quando se consome um ou outro. A diferença é tão pequena, que, sim, consumir um suco de fruta pode ser considerado tão ruim quanto consumir um refrigerante, e não é nada saudável, como as milhares de diárias propagandas indicam.

O consumo de suco de caixinha pode ser ainda pior em certas marcas, pois os níveis de caloria delas podem ser até mesmo superiores que os refrigerantes.

O perigo do excesso

Um problema adicional do suco é que, ao contrário da fruta, é fácil se consumir em excesso. Pense da seguinte forma, a fruta você necessita mastigar antes de engolir, o que exige tempo. Ela também providencia uma saciedade muito maior. Já o suco, você consegue facilmente tomar um copo em menos de alguns segundos.

O açúcar das frutas também é extremamente diferente, sendo ligado diretamente nas estruturas fibrosas, lentamente quebradas durante a digestão. Não somente isso, mas como frutas causam naturalmente uma saciedade maior, é mais difícil de se consumir tanto quanto no suco.

Por isso, o açúcar de frutas é digerido e mandado para o fígado em quantidades bem menores, permitindo que ele metabolize isso com maior facilidade, e não causando nenhuma sobrecarga de tarefas no fígado.

No entanto, com o suco, você irá beber rapidamente o açúcar equivalente de diversas frutas, em uma quantidade mínima de tempo, e pior, sem as estruturas fibrosas.

Essa quantidade é mandada toda de uma vez para o fígado, que então sofre a sobrecarga, da mesma forma que quando você bebe bebidas extremamente açucaradas.

Ou seja, o suco de caixinha é tão ruim quanto os refrigerantes. As melhores opções são sucos realmente naturais, tirados da fruta na hora.

Então lembre-se:

  1. O açúcar dos sucos não são contabilizados pelo seu organismo, portanto não causa saciedade e apenas te engorda!
  2. A velha máxima ainda vale “Quem tem sede, bebe água”

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos!

Recomendados para você