Um simples modo de emagrecer sem fazer dieta...

"Coma quando sentir fome, páre quando estiver cheio (mas não estufado)."

Parece simples, certo ?

Bem, nos dias de hoje as pessoas perderam completamente o senso de fome natural e os sinais de saciedade.

As pessoas sempre comem por outras razões diferente de fome verdadeira e elas param de comer por outras razões diferente de saciedade completa.

As razões normalmente são: tédio, tristeza, stress, porque é hora de comer muito (hábito), circunstâncias sociais, celebrações , etc.

Fora isso, as pessoas estão condicionadas a parar de comer quando seus pratos estão vazios ou quando param de servi-las, ao invés de ouvir o sinal do próprio corpo que diz para elas pararem de comer.

(Observação: Se você tem crianças, não fale para elas comerem 100% do seus pratos. Permita que elas parem quando estiverem cheias confortavelmente, mesmo se elas comeram muito pouco. Elas vão naturalmente buscar por mais calorias mais tarde.  Forçar as crianças a comerem todo o prato pode prejudicar sua consciência de fome e saciedade para a vida toda.)

Como reajustar o seu organismo então ?

É possível reaprender a reconhecer os sinais de fome e saciedade novamente.

Precisa de um pouco de prática, mas você vai conseguir.

O jeito mais fácil de aprender é mensurar a sua fome numa escala de 1 a 10.

É bem simples, basta você avaliar sua fome antes de comer (para saber se você está com fome suficiente para comer) e durante a refeição para saber quando deve parar de comer.

O melhor é começar a comer quando estiver em 3 (com bastante fome) e parar de comer perto de 7 (confortavelmente cheio).

Aqui está a escala:

    1. Morrendo de fome. Você nunca esteve tão faminto
    2. Com fome extrema, sentido desesperado por comida.
    3. Com bastante fome. Você tem sentimentos constantes de fome.
    4. Sinais de fome, você está começando a sentir fome mas sabe que aguenta esperar mais um pouco.
    5. Neutro. Não está nem com fome e nem saciado
    6. Um pouco de comida. Você começa a sentir que tem um pouco de comida dentro de você, mas ainda não está totalmente satisfeito.
    7. Confortavelmente cheio. Agora você pode parar, sabendo que saciou a sua fome e não precisa comer por algumas horas
    8. Desconfortavelmente cheio. Você começa a sentir desconforto. Se você comer mais você vai sentir-se mal e se arrepender.
    9. Estufado. Isto é muito desconfortável e você se arrepende de ter comido tanto.
    10. Doente. Seu estômago dói, você tem nauseas e não aguenta comer mais nada

Você deve copiar e colar este texto em um papel e colar na sua geladeira ou anotar no celular, para lembrar disso em cada refeição que fizer - até ficar natural.

Se você começar a sentir fome, pense na escala. Com quanta fome você está?

Se você estiver no nível 4 ou 5 você realmente não precisa comer agora. Espere até o nível 3 pois é quando você realmente vai comer de acordo com a sua fome física.

Não é uma boa idéia ficar com muita fome. Se você deixar chegar em 2 ou 1, então as chances são de que você coma mais do que o necessário, além de escolher alimentos ruins e pobres em nutrientes.

Quando você deve parar de comer ?

Agora que falamos sobre quando começar a comer, quando devemos parar de comer ?

Enquanto está comendo, você deveria comer bem devagar e mastigar a sua comida muito bem, e faça um esforço para sentir os sabores e texturas da sua comida.

Mais importante, note o que você sente enquanto come.  Está preenchendo seu estômago ? A comida ainda esta gostosa? Você realmente quer e precisa comer mais ?

Avalie a sua fome enquanto come. Você vai rapidamente de 3 para 5 (neutro). Depois disso, enquanto continua a comer você vai atingir o nível 6. Nesta hora, você vai ter o sentimento que há alguma comida e nutrição dentro de você, mas você ainda não está satisfeito.

Então continue a comer até você atingir o nível 7 - confortavelmente cheio.

Você não está mais com fome e você pode notar que seu estômago está preenchido. Você não precisará comer de novo por algumas horas. Continuar comendo não vai te dar muito mais prazer, apenas culpa.

Esse é o momento perfeito para parar de comer! Você satisfez a sua fome e seu desejo por sabor e textura das comidas, mas você não passou da medida.

Você deve sentir-se melhor depois de comer. Coma para sentir-se bem, não para sentir-se cheio.

Se você sente-se mal depois de comer, então você está fazendo algo errado (passando da medida).

A diferença entre o nível 7 e 8 não tão grande. É apenas você saber parar antes de sentir desconforto por ter comido muito.

De vez em quando atingir o nível 8, é perfeitamente normal, especialmente quando você esta comendo com alguém que você ama estar junto. Mas fazer um esforço de estar sempre no nível 7 é o que fará a diferença para você emagrecer e mudar a sua relação direta com a comida.

Depois de fazer isso por semanas na maior parte das suas refeições, você vai começar a notar sua seus sinais de fome e saciedade de forma clara.

Você vai notar o ponto exato de parar de comer.

Isso funciona em qualquer dieta...

Este método pode substituir regras complicadas de contar calorias, controle das porções, frequência das refeições , etc.

Fazendo isso, você está deixando o seu corpo dizer quando e quanto você pode comer.  O seu corpo saber o que é necessário, você apenas precisa confiar e ouvi-lo para fazer isso melhor.

Se você está acostumado a comer baseado em fatores externos e acostumado a limpar seu prato ou a comer muito, então você vai perder peso apenas por começar a comer na escala de 3 a 7.

Você pode aplicar esta escala de 3 a 7 a qualquer dieta, não importa com quais alimentos ela é composta.

Se você não escolher dieta alguma e apenas escolher o que você quer, as chances que ainda assim você vai perder peso se manter o foco na escala de 3 a 7.

Se você é um comilão ou comilona e tende a comer muitas calorias em cada refeição, então seguir a regra do 3 a 7 pode ajuda-lo a se livrar deste terrível hábito. Neste caso, o método 3 a 7 poderá ser a coisa mais simples a se fazer para perder peso e prevenir de ganhar peso novamente no futuro.

Essa técnica é uma das centenas que mostramos em nossa assinatura do ClubeSaudável. Lá você poderá realmente a emagrecer através da boa alimentação com cardápios semanais.

Caso tenho interesse em ser avisada sobre a próxima abertura de vagas, cadastre-se abaixo:

Quero Meu Lugar Na Lista de Espera

Insira seu email para entrar na lista de espera