10 Dicas para acelerar o seu metabolismo

10 Dicas para acelerar o seu metabolismo

Aqui esta um presente para você – acesse a comunidade exclusiva para receber 1 Idéia Surpreendente para Perder Peso e Ter Energia toda semana por email….

Metabolismo é o conjunto de processos químicos e físicos que o organismo realiza para manter as funções vitais do corpo. Esses processos envolvem o balanço entre a produção e o consumo de energia.

Os processos metabólicos podem ser divididos em dois grupos: os catabólicos e os anabólicos. O catabolismo consiste em mecanismos de degradação de biomoléculas como proteínas e lipídios para a obtenção de energia.

Ou seja, esse processo gera energia. Por outro lado, o anabolismo faz o contrário: é a síntese de biomoléculas a partir de moléculas mais simples. Por tanto, o anabolismo requer energia.

As taxas metabólicas são determinadas pela rapidez com a qual a energia é produzida e usada pelo organismo de cada pessoa, e é influenciada por diversos fatores individuais como sexo, idade e porcentagem de músculo e de gordura no corpo.

Homens tendem a queimar mais calorias que mulheres, por exemplo. A genética também é um fator que influencia bastante no metabolismo. Algumas pessoas herdam um metabolismo mais acelerado.

Quanto maior a taxa metabólica, mais calorias o organismo queima para realizar suas atividades, e mais fácil é perder peso e manter uma silhueta enxuta.

Dessa forma, acelerar o metabolismo garante mais vitalidade e sensação de bem-estar. E, embora não seja possível controlar os fatores mencionados acima, há outras maneiras de aumentar o metabolismo que podem ser adotadas nas práticas do dia a dia. Em geral, elas dizem respeito à alimentação e aos exercícios físicos.

Como acelerar o metabolismo com alimentação

Os hábitos alimentares são essenciais na manutenção de um metabolismo saudável. Escolher alimentos nutritivos é imprescindível para um estilo de vida balanceado, e a opção por determinadas comidas, ainda, pode auxiliar no aumento das taxas metabólicas.

Já comece o dia com exercícios de alta intensidade

Exercícios de alta intensidade, principalmente os intervalados (chamados de HIIT em inglês). Treinos de alta intensidade auxiliam na queima de gordura e no aumento do ritmo metabólico de seu corpo.

Coma pequenas porções ao longo do dia

Ao invés de comer três grandes refeições ao dia, tente dividir o seu consumo em 5 ou 6 porções diárias, com intervalos de três horas entre elas. Após três horas sem comer, o metabolismo começa a decair. Ingerir pequenos lanches ao longo do dia vai manter o metabolismo ativo.

Tome bebidas com cafeína

Bebidas com cafeína como chá verde e café são excelentes para o aumento do metabolismo, justamente por conterem boas quantias de cafeína. Além disso, essas bebidas contém poucas quantias de calorias, então são ideias para quem busca perder peso.

Adicione proteína em todas as refeições

Proteína exige 25% mais energia para ser digerida do que carboidrato e gordura. Assim, o metabolismo é obrigado a acelerar para prover a energia necessária para a digestão.

Consuma alimentos picantes

Alimentos picantes possuem componentes que aceleram naturalmente o metabolismo.

Estudos já mostraram que alimentos picantes fazem com que o metabolismo acelere em até 20% por aproximadamente 30 minutos após seu consumo.

Mantenha-se hidratado

Os processos metabólicos exigem água. Se o seu corpo está desidratado, o seu metabolismo não conseguirá manter-se em suas taxas normais. Evite isso bebendo ao menos oito copos de água por dia. Inclua no seu cardápio frutas e vegetais frescos que contêm água naturalmente.

Como acelerar o metabolismo com exercícios

Células musculares necessitam de muita energia do organismo, o que significa que a manutenção dos músculos requer um alto gasto calórico. De fato, músculo consome mais calorias do que gordura, mesmo quando o corpo está em repouso.

Atividade física se torna ainda mais importante conforme a idade aumenta. Você começa a perder massa muscular naturalmente, o que desacelera o metabolismo. O exercício te ajuda a diminuir os impactos dessa desaceleração

Faça musculação

O seu corpo está constantemente queimando calorias, mesmo em repouso. Mas a taxa metabólica em repouso é maior em pessoas com mais músculos.

Cada quilo de músculo consome cerca de seis calorias apenas para se manter, enquanto que um quilo de gordura consome apenas duas. Essa diferença é bastante significativa. Após uma sessão de musculação, os músculos trabalhados são ativados, o que auxilia a aumentar o metabolismo ao longo do tempo.

Mantenha-se em movimento

Mova-se mais ao longo do dia. Simples movimentos já fazem o seu corpo gastar mais energia. Use as escadas, caminhe mais e faça exercícios aeróbios para acelerar os metabolismos.

Acelere o exercício

Exercícios aeróbios podem não criar músculos, mas se feitos com alta intensidade, são bastante eficientes para estimular e aumentar o metabolismo ao longo do dia e mesmo após a atividade.

O HIIT (High intensity interval training) é uma ótima opção de exercício para queimar gordura e acelerar o metabolismo. Esse treino envolve uma série de atividades de alta intensidade com intervalos curtos entre elas.

Um estudo com homens jovens acima do peso mostrou que em 12 semanas de treino, os participantes perderam cerca de 2 kg de gordura e diminuíram em 17% a gordura abdominal.

Fique de pé

Ficar sentado por muito tempo é prejudicial à saúde. Ficar nessa posição por longos períodos queima menos calorias e pode levar ao ganho de peso. Por isso, se você trabalha muito tempo atrás de uma mesa, tente fazer pequenos intervalos para se levantar e alongar o corpo.

10 Dicas para acelerar o seu metabolismo

Como acelerar o metabolismo com suplementação

Suplementos naturais podem auxiliar ainda mais para o bom funcionamento do metabolismo. No entanto, a suplementação deve ser feita com cautela e sempre acompanhamento de profissionais. Vários suplementos ainda não são recomendados por não se ter conhecimento sobre seus efeitos colaterais.

Dois suplementos que já tiveram sua eficácia comprovada são os suplementos de vitamina B e o extrato de chá verde.

Vitamina B

Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do organismo. A sua deficiência pode levar a uma diminuição das taxas metabólicas.

Chá verde

Esse chá tem propriedades antioxidantes e auxilia a acelerar o metabolismo. Pesquisas já mostraram que o extrato de chá verde é capaz de aumentar o metabolismo diário em 4%.

É importante ficar atento aos produtos disponíveis no mercado que afirmam acelerar as taxas metabólicas. O consumo regular desses produtos já mostrou efeitos colaterais perigosos e muitas vezes irreversíveis, como ataques cardíacos e derrames. Fique atento a isso, e consulte sempre um médico ou um profissional da saúde.

Quer Novas Idéias Para Perder Peso e Ter Mais Energia?

Recomendados para você