14 Maneiras De Encontrar Motivação Para Perder Peso

14 Maneiras De Encontrar Motivação Para Perder Peso

Começar (e principalmente se manter) num plano de emagrecimento saudável às vezes pode parecer impossível.

Muitas vezes as pessoas não sabem por onde começar, ou então perdem sua motivação ao longo do caminho. Felizmente, motivação é algo que pode ser trabalhado.

Este artigo discute 14 maneiras de motivar-se a perder peso.

 

1. Determine Porque Você Quer Perder Peso

Defina claramente todas as razões pelas quais você deseja perder peso e anote. Isso irá ajudá-la a permanecer comprometida e motivada.

Leia todos os dias pela manhã e use como um lembrete quando estiver tentada a sabotar seus planos.

Suas razões podem incluir a prevenção de diabetes, poder interagir mais ativamente com os netos, estar na sua melhor forma para um evento, melhorar a sua auto-estima ou mesmo conseguir entrar numa determinada calça jeans!

Muitas pessoas começam a perder peso porque seu médico sugeriu, mas a melhor motivação é a que vem de dentro.

Resumo: Defina claramente seus objetivos e anote-os. Certifique-se de que sua motivação é conduzida de dentro de si para alcançar o sucesso a longo prazo.

 

2. Tenha Expectativas Realistas

Muitas dietas e produtos de emagrecimento prometem perda de peso rápida e fácil. Entretanto, a maioria dos especialistas recomendam perder entre 0.5 – 1 quilos por semana.

Definir metas inalcançáveis pode acarretar em sentimentos de frustração e fazer com que você desista. Por outro lado, estabelecer e realizar metas atingíveis trazem sentimentos bem mais positivos.

Além disso, as pessoas que atingem seus objetivos auto-determinados são mais propensas a manter seu peso ideal a longo prazo.

Um estudo usando dados de várias clínicas de perda de peso descobriu que as mulheres que esperavam perder mais peso eram as mais propensas a abandonar os programas.

A boa notícia é que uma pequena perda de peso de 5-10% do seu peso corporal pode ter um impacto enorme sobre sua saúde. Se você pesa 82 kg, seria o mesmo que 4-8 kg. Se você pesa 113 kg, equivale a apenas 6-11 kg.

Na verdade, a perda de peso de 5-10% do seu peso corporal pode:

  • Melhorar o controle do açúcar no sangue
  • Reduzir o risco de doença cardíaca
  • Baixar os níveis de colesterol
  • Reduzir a dor nas articulações
  • Reduzir o risco de certos cânceres

Resumo: Defina expectativas realistas de emagrecimento para aumentar os sentimentos de realização e evitar fugas. Mesmo uma quantidade moderada de perda de peso de 5-10% terá um grande impacto sobre a sua saúde.

 

3. Foque nos Objetivos de Processo

Muitas pessoas ao tentarem perder peso definem apenas metas de resultado, ou seja, o peso ideal que gostariam de atingir.

Entretanto, focar somente no resultado final pode descarrilar sua motivação. Ele pode muitas vezes parecer muito distante e deixá-la se sentindo sobrecarregada.

Em vez disso, você deve definir metas de processo, ou quais ações você vai tomar para alcançar o resultado final. Um exemplo de meta de processo é “exercitar-se 4 vezes por semana”.

Considere a definição de metas BRAME para definir metas fortes. BRAME representa:

Baseadas no tempo
Realistas
Alcançáveis
Mensuráveis
Específicas

Alguns exemplos de metas BRAME incluem:

  • Caminhar rapidamente durante 30 minutos cinco dias na próxima semana.
  • Comer 4 porções de legumes todos os dias desta semana.
  • Beber apenas um refrigerante nesta semana.

Resumo: Definir metas do processo BRAME ajudará você a permanecer motivada, enquanto focar apenas nas metas de resultado pode levar à decepção e diminuir sua motivação.

 

4. Escolha um plano que se adapte ao seu estilo de vida

Encontre um plano de emagrecimento que você consiga manter, e evite planos que seriam quase impossíveis de seguir a longo prazo.

Embora existam centenas de diferentes dietas, a maioria são baseadas em cortar calorias.

Reduzir sua ingestão calórica levará à perda de peso, porém é difícil de mantar e essa flutuação constante acarretará num prejuízo ainda maior no futuro.

Portanto, evite dietas rigorosas que eliminam completamente certos alimentos (exceto junk food, que todos devemos sim passar longe). Pesquisas descobriram que aquelas com uma mentalidade “tudo ou nada” são menos propensas a perder peso.

Em vez disso, considere criar seu próprio plano personalizado. Os seguintes hábitos alimentares comprovadamente ajudam na perda de peso:

Diminuição da ingestão calórica (evitar os alimentos inúteis de alta caloria e baixa nutrição)
Redução do tamanho das porções
Redução da freqüência de lanches e petiscos
Redução de alimentos fritos e sobremesas
Inclusão de frutas e legumes

Resumo: Escolha um plano de alimentação que você consiga manter a longo prazo e evite dietas extremas.

 

5. Mantenha um diário

Auto-monitoramento é crucial para motivação e sucesso.

Pesquisas descobriram que as pessoas que fazem um acompanhamento de sua ingestão alimentar são mais propensas a perder peso e manter.

No entanto, para manter um diário alimentar corretamente, você deve escrever tudo que você come. Isso inclui refeições, lanches e o pedaço de doce que você comeu na mesa do colega de trabalho.

Você também pode registrar suas emoções em seu diário alimentar. Isso pode ajudá-la a identificar certos gatilhos mentais que te levam a comer mal e em excesso e ajudá-la a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com isso.

Você pode manter um diário num caderno ou usar um site ou aplicativo. Todos foram comprovadamente eficazes.

Resumo: Manter um diário alimentar pode ajudá-la a medir o progresso, identificar gatilhos e manter-se responsável. Você pode usar um site ou aplicativo como ferramentas de acompanhamento também.

 

6. Comemore suas conquistas

Perder peso é difícil, portanto celebre todos os seus sucessos para manter-se motivada.

Dê a si mesma algum crédito quando você atingir um objetivo. As mídias sociais ou sites de perda de peso com páginas de comunidade são ótimos lugares para compartilhar seus sucessos e obter suporte. Ao sentir orgulho de si você aumentará sua motivação para conseguir ir cada vez mais longe.

Além disso, lembre-se de comemorar mudanças de comportamento e não apenas alcançar um certo número na balança.

Por exemplo, se você cumpriu seu objetivo de se exercitar quatro dias por semana, tome um banho de espuma ou planeje uma noite fora com os amigos.

Além disso, você pode melhorar ainda mais sua motivação, recompensando-se.

No entanto, é importante escolher recompensas adequadas. Evite recompensar-se com alimentos. Além disso, evite recompensas que são tão caras que você nunca compraria, ou tão insignificantes que teria de qualquer maneira.

Os seguintes são alguns bons exemplos de recompensas:

  • Ir ao salão de beleza
  • Comprar um perfume
  • Ir ao cinema
  • Comprar um novo top de corrida
  • Fazer uma aula de culinária

Resumo: Celebre todos os seus sucessos ao longo de sua jornada de perda de peso. Considere recompensar-se para aumentar ainda mais sua motivação.

 

7. Procure apoio social

As pessoas precisam de apoio regular e feedback positivo para se manterem motivadas.

Informe sua família e amigos próximos sobre seus objetivos para que eles possam ajudar a apoiá-la em sua jornada.

Muitas pessoas também acham útil encontrar uma amiga com metas parecidas. Vocês podem malhar juntas, trocar ideias e incentivarem-se durante todo o processo.

Além disso, pode ser útil envolver o seu parceiro, mas certifique-se de obter apoio de outras pessoas também, como suas amigas.

Considere também se juntar a um grupo de apoio. Os grupos on-line também são muito benéficos.

Resumo: Ter forte apoio social vai ajudar a mantê-la responsável e motivada para perder peso. Considere juntar-se a um grupo de apoio para aumentar a sua motivação ao longo do caminho.

 

8. Comprometa-se

Uma pesquisa mostrou que aqueles que fazem um compromisso público são mais propensos a seguir com seus objetivos.

Contar aos outros sobre seus objetivos de perda de peso irá ajudá-la a ficar mais responsável. Diga a sua família e amigos próximos, e até mesmo considere compartilhá-los em mídias sociais. Quanto mais pessoas você compartilha seus objetivos, maior a responsabilidade.

Além disso, considere investir entrando numa academia, num pacote de aulas de exercício ou pagar por uma corrida de 5K com antecedência. É mais provável que você siga em frente se você já fez um investimento.

Resumo: Fazer um compromisso público de perda de peso irá ajudá-la a permanecer motivada e mantê-la responsável.

 

9. Pense e fale positivamente

As pessoas que têm expectativas positivas e se sentem confiantes em sua capacidade de atingir seus objetivos tendem a perder mais peso.

Além disso, as pessoas que usam “conversas de mudança” são mais propensas a seguir com os planos.

“Conversas de mudança” significa fazer declarações sobre seu compromisso com mudanças comportamentais, as razões por trás delas e os passos que você vai tomar ou está tomando para alcançar seus objetivos.

Portanto, comece a falar positivamente sobre sua perda de peso. Além disso, fale sobre os passos que você vai tomar e exponha seus pensamentos em voz alta.

Por outro lado, pesquisas mostram que as pessoas que gastam muito tempo apenas fantasiando sobre o seu peso dos sonhos são menos propensas a atingir seu objetivo. Isso é chamado de indulgência mental.

Em vez disso, você deve manter um contraste mental. Para isso, passe alguns minutos imaginando alcançar seu peso meta e, em seguida, passe mais alguns minutos imaginando quaisquer possíveis obstáculos que possam aparecer no caminho.

O contraste mental é mais motivador e leva a mais ação do que a indulgência, que pode enganar o seu cérebro em pensar que você já conseguiu e fazer com que você nunca tome qualquer ação para atingir seus objetivos.

Resumo: Pense e fale positivamente sobre seus objetivos de perda de peso, mas certifique-se de que você está sendo realista e se concentre nos passos que você deve tomar para alcançá-los.

 

10. Planeje desafios e retrocessos

Eventos estressantes sempre acontecerão. Encontrar maneiras de se planejar para eles e desenvolver habilidades adequadas de enfrentamento irá ajudá-la a permanecer motivada, não importa o que a vida lance ao seu caminho.

Sempre haverá feriados, aniversários ou festas para participar. E sempre haverá estresses no trabalho ou com a família.

É importante iniciar um brainstorming para a resolução de problemas sobre esses possíveis desafios e contratempos de perda de peso. Isto irá mantê-la nos eixos.

Muitas pessoas se voltam para o alimento quando precisam de conforto. Isso pode levá-las rapidamente a abandonarem seus objetivos de emagrecimento. Criar habilidades de enfrentamento adequadas impedirá que isso aconteça com você.

Na verdade, estudos mostraram que as pessoas que são melhores no tratamento do estresse e têm melhores estratégias de enfrentamento perderão mais peso e conseguirão manter ao longo do tempo.

Considere o uso de alguns desses métodos para lidar com o estresse:

  • Exercite-se
  • Pratique exercícios de respiração
  • Tome um banho
  • Vá para fora respirar um pouco de ar fresco
  • Converse com uma amiga
  • Peça por ajuda

Lembre-se de planejar também para feriados, eventos sociais e comer fora. Você pode pesquisar cardápios de restaurantes com antecedência e encontrar uma opção saudável. Nas festas, você pode levar um prato saudável ou comer porções menores.

Resumo: É crucial planejar contratempos e ter boas práticas de enfrentamento. Se você usa o alimento como um mecanismo de enfrentamento, comece a praticar outras maneiras de lidar.

 

11. Encontre um exercício que você realmente goste

A atividade física é uma parte importante do processo de emagrecimento. Não só ajuda você a queimar calorias, mas também melhora o seu bem-estar.

O melhor tipo é exercício que você gosta e consegue repetir sempre.

Existem muitos tipos e formas diferentes de exercício, e é importante explorar diferentes opções para encontrar um que você gosta.

Considere onde você quer se exercitar. Você prefere estar num ambiente fechado ou ao ar livre? Você prefere se exercitar numa academia ou no conforto de sua própria casa?

Além disso, descubra se você prefere fazer exercício sozinha ou com um grupo. Aulas em grupo são muito populares, e ajudam muitas pessoas a permanecerem motivadas. No entanto, se você não gosta de aulas em grupo, fazer exercícios sozinha é tão bom quanto.

Por último, ouvir música enquanto você faz exercício pode aumentar a motivação. As pessoas também tendem a se exercitar mais quando ouvem música.

Resumo: Exercício não só ajuda a queimar calorias, ele também faz você se sentir melhor. Encontre um exercício que você goste, para que ele possa facilmente se tornar parte de sua rotina.

 

12. Encontre um modelo a seguir

Ter um exemplo pode ajudá-la a permanecer motivada a perder peso. No entanto, você precisa escolher o tipo certo de exemplo para se manter motivada.

Pendurar uma imagem de uma supermodelo na sua geladeira não irá motivá-la ao longo do tempo. Em vez disso, encontre um modelo que você possa se identificar facilmente.

Talvez você conheça um amigo que perdeu muito peso e pode ser sua inspiração. Você também pode procurar blogs inspiradores ou histórias sobre pessoas que perderam peso com sucesso.

Resumo: Encontrar um modelo a seguir ajudará a mantê-la motivada. É importante encontrar um modelo que você possa se identificar.

 

13. Adote um cachorro

Os cães podem ser os companheiros perfeitos da perda de peso. Na verdade, estudos mostram que possuir um cão pode ajudá-la a perder peso.

Primeiro, os cães podem aumentar sua atividade física.

Em segundo lugar, os cães são um grande apoio social. Ao contrário da sua parceira de atividade física, os cães estão quase sempre animados para correr e brincar.

Como um bônus adicional, a posse de um animal de estimação comprovadamente melhora a saúde geral e bem-estar. Tem sido associada a menor colesterol, menor pressão arterial e sentimentos reduzidos de solidão e depressão.

Resumo: Adotar um cãozinho pode ajudá-la a perder peso, aumentando sua atividade física e proporcionando grande apoio social ao longo do caminho.

 

14. Obtenha ajuda profissional quando necessário

Não hesite em consultar ajuda profissional para ajudar em seus esforços de emagrecimento quando necessário.

As pessoas que se sentem mais confiantes em seus conhecimentos e habilidades vão perder mais peso. Isso pode significar encontrar uma nutricionista registrada ou sites que possam explicar sobre os alimentos ideais ou um personal para te ensinar como se exercitar corretamente.

Muitas pessoas também gostam da prestação de contas que contratar um profissional lhes obriga.

Se você ainda está lutando para ficar motivada, considere encontrar uma psicóloga ou nutricionista que sejam especialistas em ajudar pessoas a perderem peso.

Resumo: Profissionais como nutricionistas, personal trainers e psicólogos podem ajudar a aumentar a sua motivação e conhecimento para ajudá-la a atingir seus objetivos de perda de peso.

 

A grande verdade

Estar motivada para perder peso é importante para o sucesso a longo prazo.

As pessoas acham diferentes fatores motivadores, por isso é importante descobrir o que ajuda a motivá-la, especificamente.

Lembre-se de ser mais flexível e comemorar os pequenos sucessos ao longo de sua jornada de perda de peso. E não tenha medo de pedir ajuda quando necessário.

Com as ferramentas adequadas e suporte, você pode encontrar motivação e permanecer focada para alcançar seus objetivos.

Recomendados para você