Será que a dieta low-carb é ideal para mim?

Será que a dieta low-carb é ideal para mim?

Uma das características mais admiráveis do ser humano é sua adaptabilidade, ou seja, a capacidade que temos de nos adequarmos às mais variadas situações e realidades do mundo.

Talvez por esse mesmo motivo as dietas milagrosas nunca foram a solução para a coisa única mais desejada pelas mulheres, seja por estética, saúde e outros N motivos: a perda de peso.

O padrão de beleza imposto pela mídia nas últimas décadas tem sido opressor, e muitas das pautas das lutas femininas de hoje falam sobre quebrar essas regras de que todas as mulheres tem que ser muito magras e perfeitas.

A liberdade é realmente um valor que deve ser respeitado acima de tudo. Porém, “o que fazer com essa tal liberdade”? A forma como conduzimos nossas vidas hoje trará reflexos, queira ou não, no curto e principalmente longo prazo.

 

Onde você quer chegar?

É exatamente por isso que milhões de mulheres ao redor do mundo estão buscando um estilo de vida mais saudável, ou seja, buscando informações confiáveis sobre quais alimentos são os mais benéficos e quais devemos consumir moderadamente ou evitar, praticar exercícios de forma inteligente, cuidar da mente e viver em maior harmonia com si mesmas.

Mais cedo ou mais tarde começamos a valorizar as boas escolhas, mais comedidas em detrimento de abusos e ataques ao nosso corpo que sequer trazem mais aquela satisfação momentânea que costumavam gerar.

Nem todas podemos alcançar aqueles corpos esculturais que desfilam diariamente pelos canais de televisão, clipes de música do Youtube, filmes e coisas do gênero.

Mas será que é isso que todas queremos? Você e todas nós somos únicas, e isso é que faz do mundo a maravilha que é, sua diversidade.

Antes de mais nada, devemos estipular metas realistas e um tanto flexíveis, para que um desleixo ou alguma contingência não seja encarada como sinal de derrota pelo nosso psicológico.

Uma vez que corajosamente optamos pelo estilo de vida saudável, que mais cedo do que imaginamos conduz à boa forma como consequência, nada poderá nos tirar dos trilhos, nem mesmo os fantasmas do passado que insistem em dar as caras.

 

O "estilo de vida" low-carb e suas implicações

Em se tratando de buscar boas informações, não existe maior consenso entre especialistas de que as dietas de baixo carboidrato (low-carb) são as mais consistentes para quem persegue boa saúde, queimar gordura, perder peso e medidas e ganhar disposição.

Uma das principais razões é que as dietas low-carb podem reduzir significativamente o apetite, fazendo você comer menos calorias sem ter que conscientemente tentar comer menos.

Também são muito eficazes na redução da gordura nociva da barriga, e tendem a reduzir os triglicérides e aumentar HDL (o "bom" colesterol) significativamente, bem como baixar a pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.

Diminuir carboidratos não é muito complicado. Basta substituir os açúcares e amidos em sua dieta por legumes, carnes, peixe, ovos, nozes e gorduras. Você ainda pode seguir esta ideologia alimentícia mesmo sendo vegetariana ou vegana:

  • Caso você seja ovolactovegetariana, pode consumir produtos lácteos sem adição de açúcar, que tem pouco carboidrato mas elevados índices de proteína e gordura.
  • Há também uma vasta gama de alimentos low-carb nas plantas, e muitos desses alimentos também são ricos em proteínas e gordura - vegetais, frutas, frutas gordurosas, nozes e sementes, soja, legumes, azeite, óleo de coco, sementes de chia, chocolate escuro, etc.

 

A única questão de quantidade que você precisa planejar

É importante experimentar e descobrir uma maneira de combinar sua ingestão de carboidratos para seus próprios objetivos e preferências, dependendo também dos resultados que você pretende atingir e o tempo requerido para chegar lá.

Dito isto, essas diretrizes são razoáveis:

100-150 gramas de carb. por dia: Quantidade razoável (liberal), bom para pessoas que se exercitam muito.
50-100 gramas de carb. por dia: Deve levar à perda automática de peso, e é uma boa faixa de manutenção para as pessoas que não se exercitam muito.
20-50 gramas de carb. por dia: Com uma ingestão de carboidratos tão baixa, você deve perder peso rapidamente sem experimentar muita fome. Esta gama de carboidratos deve colocá-la em cetose.

A dieta low-carb faz com que nos voltemos aos alimentos naturais e frescos que costumávamos consumir antes da industrialização exacerbada, e isso por si só já seria um motivo forte para te motivar - experimente por algumas semanas e sua maior motivação será a percepção que terá sobre si mesma através de belíssimos resultados.

E quando você começa a perceber resultados, te garanto, não há nada mais viciante que isso.

Recomendados para você