9 benefícios da maçã (que você não conhecia)!

9 benefícios da maçã (que você não conhecia)!

Todas as pessoas desejam ter vidas saudáveis, mas é importante se atentar a quais atitudes estão sendo tomadas para que essa qualidade de vida se apresente.

Existem diversas práticas fundamentais que devem incluídas em seu cotidiano, dormir bem, se alimentar bem, hidratação regular e a atividade física são algumas delas.

A maçã é um desses alimentos mágicos que conseguem deixar as pessoas longe de preocupação com a saúde, os benefícios da maçã fazem com que os problemas de saúde, ajudam na prevenção contra doença.

A fruta é rica em nutrientes, fornece fibras e as vitaminas B,C e E. As propriedades da maçã são fundamentais para uma vida de qualidade.

Vamos apresentar alguns dos benefícios que a fruta pode trazer a vida das pessoas que a consumem regularmente.

Informações nutricionais da fruta

A maçã é um forte aliado para manter a sua saúde em dia. Pois, seu valor nutricional é alto e a presença das vitaminas faz com que isso seja ainda mais intensificado. Em 100 gramas de maçã e com casca temos uma série de componentes importantes.

Por mais que a fruta seja rica em valores nutricionais, não se converte em elevado valor calórico, muito pelo contrário. É um alimento muito leve e é recomendado que seja ingerido diariamente. Em questões energéticas, a maçã tem 57 calorias.

Quanto aos outros nutrientes e vitaminas, a fruta também é fonte de 0,2 g de proteínas; 13,4 g de carboidrato; 2,1 g fibras; 0,5 gorduras; 139 mg de potássio; Vitaminas A,E,C com 4,0; 0,59; e 7,0 respectivamente.

Melhores benefícios da maçã

A fruta traz uma série de benefícios para as pessoas que se alimentam dela diariamente. É tida como um remédio natural pelos especialistas. Citando apenas algumas propriedades da maçã, já que existem inúmeras, vale destacar a presença das vitaminas do complexo B, as B1, B2 e B3.

Além de regular o organismo, essas propriedades ainda ajudam no crescimento, evita a queda dos cabelos e ainda garante a saúde da pele.

Pele

A vitamina A,E e C presentes na maçã também tem função antioxidante e ajudam as pessoas a ficarem longe de doenças e combater os radicais livres que resultam de uma alimentação mal regrada, da poluição e do envelhecimento. No caso da vitamina C, há também o fortalecimento do colágeno e, com isso, maior rigidez na pele.

Portanto, uma das principais características da fruta também é combater o envelhecimento precoce, dar melhor aparência estética ao tecido. Sua riqueza em antioxidantes garante o combate às rugas e a flacidez.

Câncer

Esses antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das pessoas que se alimentam da fruta regularmente são flavonoides que além de agir com a função de antioxidantes, também são adstringentes e anti-inflamatórios.

A presença desses flavonoides como benefícios da maçã  traz outros ganhos fundamentais para o corpo humano. Eles auxiliam as pessoas que convivem com doenças cardiovasculares, além de ser também uma forte ferramenta de combate a futuros problemas no coração.

E, além disso, a maçã também aumenta a proteção das pessoas contra o câncer. Ajudam na prevenção do câncer de próstata, cólon e de mama.

Colesterol

Um estudo feito por pesquisadoras da Universidade da Flórida, identificou que uma das propriedades da maçã, a fibra pectina, cria uma fibra na parede do intestino, e impedido a absorção de colesterol ruim e gorduras. Isso promove a redução do mau colesterol no corpo.

O estudo foi feito em 160 mulheres de 45 a 65 anos, pelos estudiosos americanos.

Diabetes

Os diabéticos, quando consultam os seus endocrinologistas, estão carecas de saber dos benefícios da maçã e como a fruta pode ajudar a controlar os níveis de glicemia. Isso ocorre pela ação da mesma fibra pectina. Para as pessoas com a doença crônica é recomendado o consumo de duas frutas pequenas durante o dia.

benefícios da maçã

Saciedade

As maçãs devem ser um alimento recorrente também para as pessoas que desejam perder peso. Introduzir o consumo diário da fruta em sua dieta ajudará a conseguir melhores resultados. A fruta tem fibras que aumentam a sensação de saciedade sentida pelas pessoas.

As fibras insolúveis que são encontradas na casa, por exemplo, não digeridas e por isso dão tal sensação ao estômago. Ao se alimentar de maçã, as pessoas também sentem menos vontade de comer chocolates e outros doces.

Cérebro e mente

As vitaminas do complexo B que são encontradas entre as propriedades da maçã também são fundamentais para garantir maior equilíbrio entre o corpo e a mente das pessoas. Pois, a fruta também faz com que haja uma proteção maior no sistema nervoso.

A fruta é rica em vitamina C e em acido fosfórico e, dessa forma, ajuda a mente a combater problemas degenerativos neurológicos como, por exemplo, o Parkinson e o Alzheimer.

Problemas para respirar

A fruta realmente tem vários benefícios, outras das propriedades da maçã são os seus antioxidantes. Eles são responsáveis por promover maior proteção ao pulmão e aumentam a capacidade de respiração das pessoas. Esse é um dos principais benefícios da maçã.

Pessoas que se alimentam da frutas, pelo menos, cinco vezes durante a semana, têm menos chances de ter asma e problemas respiratórios. Além disso, a fruta também é um aliado para cantores e pessoas que usam a voz como ferramenta, já que auxiliam também o funcionamento pleno das cordas vocais e da garganta.

Esse benefício na voz é promovido pelos adstringentes presentes na fruta.

Dentes

Entre os benefícios da maçã está também a prevenção que a fruta promove contra o surgimento de cáries dentárias. Para que essa infecção ocorra nos dentes de uma determinada pessoa é necessária a ação de bactérias. Porém, o sumo presente na fruta combate tem propriedades importantes e que podem matar 80% desses germes.

A fruta ainda ajuda também na proteção das gengivas e da superfície dos dentes. Não é à toa que os médicos indicam tanto a maçã para crianças que comem muitos doces.

Problemas no estômago

A fruta também age de forma benéfica no estômago das pessoas, pois ela tem agentes cicatrizantes que podem ajudar a combater a gastrite, úlceras, azias e outros problemas estomacais. Principalmente, a maçã ajuda no funcionamento do intestino.

Recomendados para você