O que é melhor Manteiga ou Margarina?

O que é melhor Manteiga ou Margarina?

A quantidade de desinformação sobre a nutrição de alimentos na televisão e na internet é bem maior do que a quantidade de informações confirmadas como fatos que temos alcance, e a indústria alimentícia é quem controla todo esse fluxo.

Até profissionais que não se mantém constantemente atualizados com os milhares de estudos que são feitos anualmente podem acidentalmente passar informações ou pôr em prática costumes e dietas que não devem ser mais aplicados por terem sido confirmados como falsos, não práticos, não funcionais, ou até danosos a saúde.

Diversos alimentos são polêmicos no meio da nutrição por serem até alvos de palestras, convenções e eventos.

Um dos maiores debates nesse imenso mundo da nutrição é o famoso: “manteiga é melhor que margarina” ou vice-versa.

Mesmo isso sendo fonte de diversos artigos, pesquisas, experimentos científicos, estudos e debates, essa dúvida ainda é muito presente, principalmente na vida de diversos consumidores dos produtos.

Por mais incrível que pareça, muitas pessoas que discutem e debatem sobre a diferença central entre a margarina e a manteiga não sabem as diferenças básicas entre esses dois produtos, assim como poucos sabem dos benefícios do óleo de coco.

As diferenças principais entre a margarina e a manteiga

A margarina e a manteiga servem a função similares no dia a dia: são usadas para cozinhar, untar formas, como formas de fritar, ou até mesmo puras para passar em pães e doces.

A manteiga é uma das comidas mais presentes na humanidade desde milênios atrás. Os primeiros indícios de manteiga na humanidade estão presentes desde 1500 antes de cristo.

A manteiga é produzida de uma forma bem simples, a parte mais gordurosa de um leite e batida em batedeiras ou mixers até chegar no estado final do produto, a manteiga.

Já a margarina é um processo muito diferente. A margarina é uma comida processada que foi inventada para tentar substituir a manteiga. Os ingredientes primários são óleos vegetais, e eles são misturados a corantes, emulsificantes e diversos ingredientes de origem totalmente artificial.

Óleo vegetal é líquido em temperatura ambiente, e justamente por isso a margarina precisa ser hidrogenada para que ela tenha uma consistência mais firme e um prazo de validade mais extenso. O processo de hidrogenação transforma alguns dos óleos vegetais em gorduras trans.

Qual é melhor afinal?

Muita gente já se perguntou “manteiga é bom?”. Afinal, a manteiga é um alimento rico em gordura animal, e feito basicamente da própria gordura do leite. Muitos consumidores ainda associam a gordura que nos faz mal a gordura que consumimos, e esse estigma contribui para a má fama da manteiga.

No entanto, a margarina é feita de um processo totalmente artificial, o que nos permite perguntar além de “manteiga é bom?” se “manteiga é melhor que margarina?” Afinal, alimentos naturais costumam ser mais saudáveis que os processados, certo?

Manteiga é saudável?

A manteiga passou por um processo que a tornou um dos alimentos menos consumidos de todo o mundo. Esse processo foi a rejeição da mídia e dos profissionais de saúde por um longo período de tempo.

Isso ocorreu pelos autos índices de gorduras saturadas e colesterol presentes na manteiga, que formaram uma imagem muito negativa do consumo desse alimento por todo o mundo. Vivemos décadas de propaganda que o consumo de gorduras nos fazia um tremendo mal à saúde.

Essa fama da manteiga se manteve por um bom tempo, afinal gorduras saturadas e colesterol sempre foram associadas a autos índices de doenças cardiovasculares. Essa fama finalmente começou a sumir quando diversas pesquisas, experimentos e afins começaram a ser feitos para se descobrir os efeitos desses nutrientes em nosso corpo.

O que é melhor Manteiga ou Margarina

Os estudos mais precisos são estudos feitos de forma randomizada usando cobaias humanas, e eles são os que melhor se obtém resultados, e quais os resultados são melhor considerados pela ciência da nutrição.

Em diversos novos estudos foram comprovados que a gordura saturada, um dos mais presentes nutrientes na manteiga e sua base de composição, não fazem mal algum a saúde. A gordura saturada ainda auxilia no aumento do colesterol bom em altera a densidade do colesterol ruim para que ele seja mais benigno a saúde.

Referências: [1],[2],[3],[4]

Manteiga é melhor que margarina?

Como dito anteriormente, o ingrediente base e principal da margarina é algum tipo de óleo vegetal, normalmente óleo de soja ou açafrão. Isso então obriga a necessidade de a margarina passar por um processo de hidrogenação antes de poder ser consumido. Esse processo expõe os óleos a uma altíssima pressão e temperatura, além de gás hidrogênio e algum metal.

Não é necessário mencionar que esse processo não soa nem próximo de natural, e é feito somente para aumentar a validade do produto e o manter firme a temperatura ambiente. A hidrogenação permite que gorduras não saturadas se assemelhem a gorduras saturadas.

Gorduras hidrogenadas também são conhecidas como gorduras transgênicas, que são extremamente tóxicas ao ser humano e sempre associadas a doenças cardíacas.

Mesmo as margarinas mais atuais que são livres de gorduras transgênicas, ainda são feitas a base de óleos vegetais, que já fazem por si um grande mal à saúde. Esses óleos são uma das principais fontes de ácidos fáticos poli-insaturados, como o ômega-6 (que é inflamatório).

Não são poucos os estudos que conectam o consumo de óleos poli-insaturados com casos de câncer, desenvolvimento de transtornos psicológicos levando a excesso de violência e até mesmo o que a margarina foi criada para tratar e prevenir, doenças cardíacas.

Ou seja, manteiga é bom? Sim, e manteiga é melhor que margarina para todos os princípios que ela foi criada.

Uma última mensagem

Agora que você já sabe que a gordura da manteiga, que é de origem animal, é saudável a você…eu quero falar sobre 3 compostos presentes na manteiga: a Vitamina K, CLA e o Omega3.

Estudos tem demonstrado que além de serem componentes anti-inflamatórios para o corpo, também atuam na redução de gordura corporal e na prevenção de câncer.

Sem exageros (como tudo na vida), comer manteiga diariamente associada a uma dieta de baixo carboidrato ajudará você a ficar magra e saudável.

Deixe seu comentário logo abaixo.

 

Recomendados para você