Os 10 piores alimentos para se comer pela manhã

Os 10 piores alimentos para se comer pela manhã

A primeira refeição do dia merece uma atenção especial, já que é uma das mais importantes. O desjejum é uma das refeições que mais precisa de cuidados, fugindo dos piores alimentos que podem estragar sua dieta.

É por meio do café da manhã que conseguimos restaurar os estoques naturais de glicose do corpo e iniciar o dia com mais energia. Além disso, o período matinal também é essencial para ativar o metabolismo normal do organismo, já que, durante a noite, nossas funções metabólicas se tornam mais lentas.

Nesse cenário, é muito importante se alimentar de forma correta e estar atento para alguns alimentos que podem ser os grandes vilões do seu dia. Confira a seguir quais são os 10 piores alimentos para se comer pela manhã e fique atento!

Margarina

Sabe aquela torradinha quentinha cheia de margarina ou manteiga? Apesar de deliciosa, ela pode ser vista como uma verdadeira bomba de gorduras saturadas e gorduras trans!

Quando consumidas em excesso, essas gorduras contribuem para o aparecimento de doenças crônicas cardiovasculares e a obesidade. Sem falar que as taxas de colesterol ruim no organismo aumentam drasticamente.

Da mesma forma que a margarina, queijos amarelos, manteigas e outros alimentos gordurosos também devem ser evitados ao máximo no seu dia a dia.

Cereais

A maioria dos cereais industrializados contém ingredientes artificiais que não fazem nada bem para a saúde. Bolinhas de cereais com sabor de chocolate, flocos de milho, granola caramelizada e tantos outros vendidos por aí podem ser verdadeiras armadilhas.

Hoje, a maioria dos cereais contêm grãos refinados de açúcar que, inclusive, estão na lista de ingredientes em maior quantidade nesses alimentos. Se você gosta de cereais, analise bem o rótulo antes de consumir o produto. Lembre-se que grãos “integrais” e vitaminas artificiais e minerais estão longe de serem escolhas saudáveis.

Panquecas e/ou Waffles

Apesar de ser um hábito estrangeiro, muitos brasileiros também aderiram à moda de comer panquecas e waffles com cobertura como alimentos principais do desjejum. É verdade que esses alimentos até possuem uma boa quantidade de proteínas (são feitos a base de leite e ovos), mas, em proporção ainda maior, também são ricos em açúcares e farinhas refinadas.

Além disso, panquecas e waffles possuem alto teor de xarope de milho, que favorece o surgimento da diabetes tipo dois.

Sucos de fruta industrializados

Este talvez seja um dos piores alimentos para a sua saúde. A maioria dos sucos industrializados possuem um baixíssimo teor de polpa de fruta e são compostos por mais de 90% de açúcar, xarope de milho e sódio!

Quando consumidas em excesso, essas substâncias podem dificultar a digestão, favorecer a obesidade, aumentar a pressão arterial e ainda causar sérias alergias.

Alimentos processados e embutidos

Bacon, salsichas, presuntos e mortadelas deveriam ser proibidos legalmente de serem consumidos pela manhã! Além de altamente pobres em nutrientes e proteínas, esses alimentos possuem alto teor de sódio e aditivos químicos.

Quando são consumidos pela manhã, os embutidos agem como uma verdadeira bomba calórica capaz de desequilibrar todo o nosso metabolismo. Além disso, eles também possuem nitratos que estão fortemente associados ao câncer de colo retal.

presunto

Requeijão e maioneses

Por mais gostoso que possa ser um requeijão com um pãozinho quentinho, saiba que esse é um tipo de alimento extremamente prejudicial á saúde (especialmente quando é consumido pela manhã).

Basicamente, o requeijão e a maionese são feitos a partir de gorduras. Além disso, se comparados aos queijos, esses alimentos possuem uma quantidade praticamente insignificante de proteínas e são altamente calóricas.

Massas

Apesar de muito saborosas, as massas não são recomendadas para serem consumidas pela manhã. Isso se deve ao fato de que elas são fontes de carboidratos que irão elevar rapidamente as taxas de açúcar no sangue.

Isso significa que, apesar da falsa sensação de saciedade momentânea, uma pessoa voltará a ficar com fome num curto período de tempo. Sem falar que as massas também são alimentos muito pesados para serem consumidos pela manhã.

Refrigerantes

Os refrigerantes podem ser considerados venenosos no período da manhã. Basicamente, a bebida é composta por açúcar e outros ingredientes químicos extremamente nocivos para a saúde. Isso sem falar no valor calórico dessas bebidas.

Para que você tenha uma melhor noção sobre isso, pense que, nos primeiros dez minutos depois de tomar refrigerante (considere uma lata de 350ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao seu estômago. O mais assustador é que essa quantidade corresponde a 100% do que é recomendado por dia para uma pessoa saudável.

Alimentos com farinha branca

Os alimentos com farinha branca devem ser evitados em qualquer momento do dia, não só pela manhã. Pães franceses, pão de queijo, bolos e biscoitos possuem muitas calorias e baixo teor nutritivo.

Até mesmo o pão integral é um veneno para o seu corpo, veja mais explicação aqui: 3 piores alimentos para sua saúde.

Frituras

Além de causarem enjoos matinais, as frituras também não são nada saudáveis para se comer pela manhã. Além de calóricos, esses alimentos também são muito gordurosos e podem desequilibrar o metabolismo do corpo quando são consumidos nesse momento do dia.

Aliás, para quem se preocupa com uma dieta saudável, as frituras são totalmente dispensáveis em qualquer hora!

Alimentos saudáveis para o período da manhã

Se, por um lado temos os vilões, por outro temos alguns alimentos muito saudáveis para serem consumidos pela manhã. Veja algumas de nossas sugestões e prepare um bom cardápio!

  • Sucos verdes;
  • Café
  • Óleo de coco
  • Ovos ;
  • Castanhas;
  • Iogurtes naturais;
  • Sucos naturais sem açúcar;
  • Chás sem açúcar;
  • Queijos
  • Água.

Agora que você já sabe quais são os dez piores alimentos para se comer pela manhã é só prestar mais atenção na dieta e ficar de olho! Lembre-se que saúde deve vir em primeiro lugar, sempre.

Comente aqui abaixo sobre como é a sua primeira refeição do dia…

 

Recomendados para você